terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Eu acredito



"Afinal, aquele Sr. de Barba Branca, intitulado Pai Natal, com a sua enorme barriga não é um produto da imaginação infantil!
Todos nós já deixámos bolachas e leitinho ao Pai Natal.
Muitos de nós já não acreditam no Pai Natal...mas desenganem-se, porque o Pai Natal existe! Existe mesmo.
Contudo, nunca me tinha apercebido que vivemos numa sociedade capitalista, e o Pai Natal, foi também corrompido! Hoje em dia, o Pai Natal não aparece pelos céus do mundo, com o seu trenó e as suas renas simpáticas, porque simplesmente assinou contrato de exclusividade com a Coca-Cola! Mas é só e apenas isto!! Hoje em dia ele ganha a vida não pela via da filantropia mas sim a fazer campanhas publicitárias, e raramente aparições públicas. E tudo isto, pago a peso de ouro.
Não só tem um protocolo de exclusividade com a Coca-Cola quanto à promoção de refrigerantes, como conseguiu tornar a magia de Natal num self-service.
Eu explico... cansado de tanto laborar na noite de consoada, constituiu uma rede de franchisings que dá pelo nome de Toys R' Us.
Ou seja... se antigamente podíamos esperar calmamente que esse velhote chorudo e carinhoso nos descesse pela chaminé, hoje em dia temos de ir aos seus franchisings derreter o nosso dinheirinho... enquanto ele continua, cada vez mais anafado, a observar a subida das cotações em bolsa do seu império.
Aliás, consta que já só cabe mesmo nas chaminés das usinas nucleares... Que isto de ser capitalista é muito mau para a linha...
Afinal o Pai Natal existe...sorridente, (agora ainda mais) barrigudo, branquinho, como sempre o conhecemos. Começou foi a pensar nele próprio, e no seu futuro eterno. Globalizou-se pelo mundo e vai-se promovendo como pode, e ao dito refrigerante!
E os direitos de autor? E os que se fazem passar por ele? Não deviam ser punidos?
Só me pergunto...afinal quem é que distribui os presentes actualmente? A Mãe Natal?! E o que é feito das renas? Estão em algum Jardim Zoológico para serem visitadas? É só isso que me chateia."

2 comentários:

Atento disse...

Estava a conhecer este texto de algum lado e não é aqui do teu blog.
este texto é do Markl quase de certeza, se bem que n encontro a fonte.
copiar é mto feio!!!

Luís disse...

Desde já o meu obrigado pela atenção.
De facto ser atento é uma virtude... mas quando o somos, temos de ser do principio ao fim. E o leitor não o foi, na altura de reparar que o texto está entre aspas. Por eu próprio, estar a citar um texto que não me pertence.
E sim, é um texto que o Markl escreveu no Natal de 2007.
Mesmo assim, fico contente por saber que tenho leitores "atentos" ;)